quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como conceituar Interdisciplinaridade?


Segundo Ivani Fazenda 1993, o termo interdisciplinaridade não possui ainda um sentido único e estável. Trata-se de um neologismo cuja significação nem sempre é a mesma e cujo papel nem sempre é compreendido da mesma forma.
Embora as distinções terminológicas sejam inúmeras, o princípio delas é sempre o mesmo:

A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das 
trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das 
disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa.
 H. Japiassú, Interdisciplinaridade e Patologia do Saber, p.74.

6 comentários:

  1. O Ensino e Aprendizagem, são aliado na proposta através da interdisciplinaridade, poderia sim trabalhar com a construção do conhecimento baseado na realidade e sem fragmentação. Para isso basta se dialogar o conceito de interdisciplinaridade e os direcionamentos que amparam esta proposta educacional
    Hoje já podemos dizer que somos contemplados na realidade escolar uma situação de desânimo dos professores e desestimulo do aluno, o processo de ensino e aprendizagem se mostra deficiente diante a uma totalidade, que seria o entendimento de nossa realidade.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente essa palavra tem se tornado presente nas instituição de ensino,mas ainda falta um conceituação acerca da mesma, de forma clara, apresentando os objetivos que a interdisciplinaridade propõe.

    ResponderExcluir
  3. Concordando com a colega Josenice, acredito que a temática da interdisciplinaridade está presente em todos os ambientes educativos, porém é algo que não é substancialmente difundido. E acredito que a própria formação do professor não lhe assiste por todo essa competência.

    ResponderExcluir
  4. Esta terminologia tem permeado as instituições de ensino como modismo. Sua fundamentação, os objetivos a serem alcaçados, a significancia na vida do aluno fora da escola e a funcionalidade do desenvolvimento do trabalho interdisciplinar na maioria das vezes fica esquecido ou se quer já fou visto em algum momento.
    Considero a falta dessa prática na academia como demonstração da sua funcionalidade e a também na formação continuada dos professores pontos negativos para que essa temática continue sendo inoperante.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do geito lore de ser. boa sorte por aí. a inovação está par e passo com o desejo de transformar a sociedade. só que muitas vezes a sociedade tem como nos pegar pelo pé e fazer com que nos comportemos como ela quer sem ao menos termos consciência disso

    ResponderExcluir
  6. A interdisciplinaridade é fundamental para umtrabalho construtivo, dinâmico e interativo entre as diversas aréas do saber.Mas infelizmente o dsicurso presente não permeia a prática , pois segundo opinião de uma gestora: Nem sempre é possivel trabalhar com todas as disciplinas de maneira interdisciplinar.È nitida o discurso ideológico , o qual na prática as opiniões e ações são contrárias ao que se designa fazer os profissionais da escola.

    ResponderExcluir