Interdisciplinaridade Escolar

Já que busco nesse blog tratar especificamente da interdisciplinaridade escolar mais precisamente no contexto da prática em sala de aula, é necessário para uma melhor compreensão esclarecer tais pontos: finalidades, objetos, modalidades de aplicação, sistema referencial e consequência.

1. Finalidades - difusão do conhecimento (favorecer a integração de aprendizagens e conhecimentos) e a formação de atores sociais: colocando-se em prática as condições mais apropriadas para suscitar e sustentar o desenvolvimento dos processos integradores e a apropriação dos conhecimentos como produtos cognitivos com os alunos; isso requer uma organização dos conhecimentos escolares sobre os planos curriculares, didáticos e pedagógicos; pelo estabelecimento de ligações entre teoria e prática; pelo estabelecimento de ligações entre os distintos trabalhos de um segmento real de estudo.

2. Objetos - as disciplinas escolares

3. Modalidades de aplicação - implica a noção de ensino, de formação: tem como sistema de referência o sujeito aprendiz e sua relação com o conhecimento.

4. Sistema Referencial - retorno à disciplina como matéria escolar (saber escolar), para um sistema referencial que não se restringe às ciências.

5. Consequência - conduz ao estabelecimento de ligações de complementaridade entre as matérias escolares.


Com base nos cinco pontos citados, levanto questões a serem pensadas:

1. De acordo com as finalidades destacadas, é possível dizer que existe uma real sintonia entre essa teoria e a prática observada ou vivenciada? ( Ou seja, a interdisciplinaridade é usada com as finalidades citadas?)
2.  Existe atualmente uma preocupação por parte dos docentes em evidenciar para os alunos a ligação de complementaridade entre as disciplinas?














Nenhum comentário:

Postar um comentário