Reflexões


A interdisciplinaridade como forma de compreender e modificar o mundo

"O homem está no mundo, e pelo próprio fato de estar no mundo,ser agente e sujeito do próprio mundo, e deste mundo ser Múltiplo e não Uno, torna-se necessário que o homem o conheça em suas múltiplas e variadas formas, para que possa compreendê-lo e modificá-lo.
Neste sentido, o homem que se deixa encerrar numa única abordagem do conhecimento, vai adquirindo uma visão deturpada da realidade. Ao viver, encontra uma realidade multifacetada, produto desse mundo, e, evidentemente mais oportunidades terá em modificá-la, na medida em que a conhecer como um todo, em seus inúmeros aspectos.
Para que isto ocorra, é necessário, sobretudo, que haja uma preparação. Essa preparação, que inicialmente tomou o nome de Paidéia (formação do homem total), passou a ser uma formação dividida, produto da Ocidentalização com seu consequente aumento do saber e a necessidade de criar-se um sistema de Educação (Família, Igreja, Escola etc), dando a cada um seu papel.
À escola, foi designado o papel de "Transmissora de Cultura", pelo motivo de ser a detectora de uma educação sistematizada.
De uma idéia deturpara de cultura como "Transmissão de Conhecimentos", o valor do indivíduo passou a ser medido pelo maior número de conhecimentos que ele pudesse adquirir. Isto fez com que o homem deixasse de sr o sujeito efetivo, o agente de transformações para constituir-se no homem-objeto, o receptor das transformações.
A interdisciplinaridade visa à recuperação da unidade humana através da passagem de uma subjetividade para uma intersubjetividade e assim sendo, recupera a idéia primeira de Cultura, o papel da escola e o papel do homem."

FAZENDA Ivani, Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro,3ª edição, São Paulo, Editora Loyola, 1993.

O texto deixa alguma lacunas para nossas discussões: 
1ª O fato do homem preferir ser uno e não múltiplo torna-se realmente um problema? 
2ª A visão múltipla impede a visão deturpada das coisas? 
3ª Será mesmo que a Interdisciplinaridade é um bom caminho para mudar a realidade fragmentada? 

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