Interdisciplinaridade na prática



 Na revista Nova Escola, Meire Cavalcante dá algumas dicas para os professores:

Como ensinar relacionando disciplinas

• Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes.
• Como um professor especialista, você tem a função de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina.
• Inclua no planejamento idéias e sugestões dos alunos.
• Se você é especialista, não se intimide por entrar em área alheia.
• Pesquise com os estudantes.
• Faça um planejamento que leve em consideração quais conceitos podem ser explorados por outras disciplinas.
• Levante a discussão nas reuniões pedagógicas e apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias.
• Recorra ao coordenador. Ele é peça-chave e percebe possibilidades de trabalho.
• Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.



Por outro lado, a forma mais comentada de fazer uso da interdisciplinaridade é a partir de um projeto e há quem diga que só é possível através do mesmo. Para tanto, a equipe ESPIN (Espaço Pedagógico Informatizado) com auxílio de alguns professores apontam alguns passos necessários para desenvolver um bom trabalho:


O primeiro passo é definir o tema que será explorado, define-se quais as matérias que integrarão o projeto, solicitando-se a colaboração dos professores.
Relacionar o tema com o conteúdo programático da série envolvida.
Definir datas para a realização dos trabalhos, e como serão elaborados em cada uma das disciplinas.
Levantar os custos necessários para a realização das atividades. (transporte, ingressos, alimentação, etc)
Debater o tema com os alunos, anotando suas dúvidas para introduzir a idéia do projeto.
Formam-se os grupos, realizam-se os trabalhos, e discute-se as formas das apresentações.
Em seguida são realizadas as avaliações através de provas, dramatização, e apresentação de trabalhos em grupo.
        Por fim, professores, alunos e orientadores analisam o projeto, definindo os pontos positivos e negativos, para que possa haver o aperfeiçoamento de futuros projetos.


Fontes: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/interdisciplinaridade-avanco-educacao-426153.shtml
       www.semebrusque.com.br/.../Artigo%20Interdisciplinaridade.doc



Observando os dois casos, vem surgindo os questionamentos...
1.Essas dicas estão de acordo com as possibilidades reais dos professores?
2.Finalmente, a interdisciplinaridade precisa ou não de um projeto como suporte para sua aplicação?
3.Quem deve ser responsável pela elaboração do projeto interdisciplinar? É o que acontece na realidade?
4.Um professor sozinho pode dar conta de aplicar um projeto interdisciplinar? Existe algum risco?

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